Vejo nesta abordagem, tão belamente fornecida pela UFBA, uma grande sacação, pois seria difícil acreditarmo-nos não contemporâneos hoje aos adventos tenológicos. Eu nasci com o homem pisando na Lua, logo em seguida a TV colorida, um tiro de canhão é pronto, linguagem COBOL, da qual fui aprendente quando cursava Processamento de dados.
Imagino eu se Joan Brossa e sua poesia cênica em 3D!!! em disponibilizada em plena Web2
Portanto, acreditar-se em 2007 que é ainda impossível fazer a escola usando as possibilidades que a rede nos fornece com acesso a Internet, no mínimo é estar louco!
Não aguento mais o povo falando o que não sabe por não ter experimentado, não aguento mais a vagabundagem de quem vai na escola para sentar, assinar e repetir a mesma coisa.
Por que cargas d´água estou dizendo tudo isso, nesta minha andança pelo SL, tenho falado e convivido com jovens, também, offff courseee!, e me deparo com alguns dicionários impressos ( via de regra minis) de inglês, alemão, francês e espanhol!
Perguntei a todos os jovens que tenho abordado, por que estavam freneticamente manuseando os dicionários impressos, a resposta foi "toh ak falandu com um amigo inglês, naum eh tudo que entendo, mais ele ta calmo , dai eu procuro a palavra e entende melhor p responde, entende?!"
lógico que entendo, e que bela forma de aprender! lê, escreve, pensa, procura e registra! E fica horas ali escrevendo, lendo, procurando, registrando e aprendendo, no prazer verdadeiro do aprender, inter-colaboração multimidiatica ( Internet, software, livro impresso, tela, teclado, som, imagem realidade) de verdade.
Perguntei por que motivo usava o livro impresso e não o dicionário online, "eh q. tem q. mudar de tela e fica lento demais, é mais fácil folhear mesmo, é mini! tá vendo?"
Não é por falta da habilidade da geração ctrl alt/crtl tab ( Pretto) mas por uma lentidão de interface do programa, imagine na hora que alguém iluminado agregar um dicionário de línguas ao SL!
Na educação, seja para conhecer sociedades e culturas diferentes a partir de uma língua, seja para a partir da brincadeira de experimentar um aeromodelo, cair de uma cachoeira, saltar de para-quedas, etc, pode-se usar , sim!
Coloque abaixo as referências do vídeo que indiquei:
(http://www.paulofreire.ufpb.br/paulofreire/Controle?op=detalhe&tipo=Video&id=37)
Nome: *O FUTURO da escola e o impacto dos novos
meios de comunicação no
modelo de escola atual.
Produtor: **Márcia Moreno e Marco Aurélio Del Rosso
**TV PUC de São Paulo com apoio do Jornal
Data: **nov. 1995
Em breve registrarei outros fatos.
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