sexta-feira, 27 de julho de 2007

Comentários do artigo

Não precisaria o William Bainbridge, diretor da divisão de Informática e Sistemas Inteligentes da National Science Foundation (NSF), órgão federal de apoio a pesquisa dos Estados Unidos, publicar na Science para percebermos o potencial de pesquisa existente no SL e outros jogos eletrônicos disponíveis na Internet.

As Universidades já devem estar vendo isso e usando e muito, a ponto de desenvolverem Congresso no SL, como já vi na Land de Aveiros. Como também na minha participação desastrosa (hahaha) em junho passado num colóquio na mesma Universidade.

Por sinal, ainda não tive tempo de analisar o diálogo que tive com os alunos e professores da mesma, observando inicialmente as falhas ou ruídos lingüisticos, pois estou terminando minha tese de doutorado, e tenho empregado todo meu esforço na tese, neste momento, para próxima defesa.

E é justamente para dar algumas escapadas que me iniciei neste SL e fui entendendo alguns processos e descobrindo outros, lógico que um olhar diferenciado de um jogador comum, pois volto-me a entender as possibilidades de ser usado na educação, minha origem de pesquisas. Mesmo sem aprofundar-me ainda, por pura falta de tempo e prioridades, pode-se sim pensar em muitas pesquisas a serem realizadas nas ciências sociais e humanas.

Por saber catalão, converso muito com alunos da UOC (Universitat Oberta da Catalunya) e eles, os alunos têm total consciência de que o jogo é jogo quando estão fora do campus da Universidade, dentro do campus - LAND ou Ilha_ eles são alunos, com presença física marcada em faltas ou ausências de aula, todos sabem quem são os avatares dos demais alunos e professores. Alguns alunos chegam a sutileza divina de ter dois avatares, um que são eles próprios , Fulano de Tal na condição aluno, e outro para realmente brincar nas horas vagas, não confundindo assim jogo em 3D, com estudo em 3D.

Em termos de Pesquisa na Educação, isso é ótimo, pois os alunos destas instituições de países desenvolvidos entendem perfeitamente a diferença entre verdade-realidade e brincadeira.

Ontem conversei, em VOICE ENABLED com dois destes alunos da UOC, ficamos 45 minutos falando perfeitamente bem, em uma land com este sistema. Um dos alunos iniciava sua estadia como residente do SL, era estudante de informática, e disse-me que entrou por exigência do próprio progrma de estudos, já que algumas disciplinas tem sido realizados no SL, ele, enquanto iniciante observava que tinha um preconceito muito grande ao SL, "no és res del que diuen, has de prover, despres dir alguna cosa, com ara jo mateix".

O outo vatar, era residente do SL fazia dois anos e meio, não queria misturar seu jogo com a vida de estudante e numa conversa com o professor responsável ele descobriu que o melhor seria ter um avatar somente para as aulas, e assim o fez. Ele é ele mesmo enquanto avatar aluno, e assume outro personagem avatarístico, enquanto jogador do SL.

Ocorreu-me, então perguntar como funcionava isto, ser dois avateres em um mesmo lugra, a resposta não me surpreendeu muito, pois ele me disse que não é que fosse outro, em sua essência, o que ele respeita, faz, pensa, não muda só porque é um avatar em jogo ou em aula, é que em dois anos e meio de uso, conheceu muita gente que está online na mesma hora que tem aula em 3D, por isso, não queria ser atrapalhado, ou ficar com pops pendurados na tela enquanto estudava. Daí resolveu-se por esta atitude, para ele mais lógica. E assim também, definia para ele tempo de estudo, "sem brincadeiras, sexo, festas" e tempo de jogo.

Outro ponto que ele salientou era o fato de que enquanto aluno seu inventário guardava poucos elementos de consumo, ou seja, tinha uma muda de "roupas para verão, inverso e um terno, pois vai que se faz alguma festa na escola", mas não tinha mais nada, o espaço estava para os objetos que recebe e constrói na escola. Lands diferentes, nem pensar, só tinha as lands necessárias para estudo.

Esta separaçã vi como algo além de organizado, muito voltado a necessidades e gestão de tempo, pois assim o aluno de dois avatares adminstrava sua vida no SL, entre outras coias que também me ocorreram, mas que preciso me aprofundar mais para escrever.

Bom voltando ao VOICE, tenho usado e é muito bom mesmo, porém perde-se o registro tão fundamental para nós pesquisadores, preciso descobrir como poderemos gravar em MP3 o que falamos no SL com nossos pesquisados, apenas...off couuurrrssseee ;-).

A etnografia virtual terá um grande e belo campo de pesquisa, eu não vejo a hora de voltar-me mais para isto, por sinal.

Pena que moro em um país subdesenvolvido e qualquer pesquisa neste sentido não terei apoio de minha instituição, e aí também reside um dos grandes problemas do Brasil, nós pesquisadores se queremos caminhar com o mundo temos de tirar do nosso prato de comida, o dinheiro para pesquisarmos, enquanto nos países evoluidos, isso está dentro da universidade.

Se alguém souber como faço para pedir exílio intelectual, por favor, mande-me por e-mail, aceito sugestões, sei inglês, português, espanhol e catalão, além de estar me iniciando em alemão. Leio bem em francês e italiano, daí também é um passo para o letramento nestas línguas.

Se quiser baixar o VOICE é só ir :
http://secondlife.com/community/firstlook.php


Experimente é muito bom e eficiente.









Nenhum comentário: