Na semana passada participei de um encontro com alguns alunos de mestrado de aveiros no campus-ilha da Universidade.
O convite foi-me feito no sentido de levar alguns fundamentos de Paulo Freire aos alunos para um debate.
Fiz um rápido ppt, enviei, além de alguns links para artigos do autor em questão.
Penso que as tecnologias são possíveis e nem me ocorre discutir isso, para mim é um atraso esta discussão. Porém minha ida estava mais relacionada ao fato de em semana anterior ter-se discutido no caferoom que ao usarmos hoje os wikis, blogs entre outras ferramentas de autoria e co-autoria estariamos mais para macacos usuários do que usuários que significavam estas ferramentas.
Achei engraçada esta tentativa de metáfora, porém discordei plenamente, pois a diferença entre nós e os animais irracionais me são postulados por diversos pesquisadores, entre eles Paulo Freire ao vislumbrar que nós temos e fazemos a história, construimos tecnologias para melhorarmos nosas histórias e por Vygostky ao tratar da linguagem e pensamento e quase que a sem elhança de Freire nos coloca a necessidade do homem se comunicar, aprender, desenvolver-se historicamente em sua evolução e sua dependência do outro, enquanto ser colaborador e construtor de interrelações etc. etc. etc.
Algumas confusões se fazem nas relações de entender o treinamento X adestramento. Um animal irracional, por não pensar se adestra, condicionando-o às respostas que desejamos dele. O homem jamais! O homem e a mulher representam a condição do pensar, da consciência crítica, justamente para não se permitir adestrar e se assim se pensar, coloca-se em risco e ao descrédito da ação transformadora que é a educação.
Nestas condições, perpassou-se pelas famosas "estratégias de aprendizagem", e neste aspecto a confusão parece estar maior, no sentido de muitos acreditarem que estratégia é algo fechado, que pode-se aplicar em qqr sala, com qualquer aluno e com qualquer conteúdo!
De nada vale um professor criar ou c opiar estratégias se jamais teve um aprofundar-se com sua sala de aula, um aprofundar-se na história que envolve seus alunos, sua instituição antes daquele professor, e naquilo que ele - professor e professora_ deverá iniciar-se com aquela sala para alcançar seus objetivos de ensino-aprendizagem.
Desta forma, pode-se dizer que estas ditas e famigeradas "estratégias" in terrelacionam-se com um respeito profundo entre os seres e por isso, vai muito além da situação cognitiva e abraça a ética, os valores, o conteúdo, a vida de cada um...
Bom, resumindo, minha ida foi muito mais no sentido de experimentar aquilo que se fazia. Tive de baixar e instalar o Quik-time, é uma das dicas mais pertinentes para quem desejar assistir a vídeos no SL. Ninguém me contou isso, fiquei pesquisando, conversando com residentes do SL e acabei encontrando em uma página, que por loucura minha não guardei, que a melhor solução no SL para assistir e ouvir, além de que pode-se ver em perfeita resolução os ppts que enviamos tb.
Acredito que em pouco tempo o SL caminhará para o sistema audio-vox, o que auxiliaria em muito apresentações, como a da quinta-feira passada. Neste sentido, mesmo discordando dos colegas de Aveiro, vejo que um audio-vox em muito contribuiria na construção do conhecimento, dado que temos observado em nossas aulas de EAD que quando utilizado de forma a dar a voz aos nossos interlecutores, a agilidade de um encontro torna-se surpreendentemente melhor e mais organizado do que quando temos a esc rita tradicional do chat.
Chat escrito entre dois, humm é uma delícia;-), entre três, gostoso, entre 50 insuportável para quem está na fronteira:-).
depois trarei mais idéias, anotei tudo e por sorte o meu colega aka lucas enviou-me a cópia de tudo que falamos e aqui vejo os problemas.
Num próximo abordarei os ruidos da fala escrita num chat tradicional feito pelo SL.
beijos
segunda-feira, 25 de junho de 2007
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