quarta-feira, 25 de julho de 2007

elocubrando

Hoje descobri uma ilha na qual seus desenvolvedores estão desenvolvendo um sistema de tradução simultânea para diferentes idiomas, inglês, português, espanhol e francês.

Você, ou melhor, seu avatar fica em uma roda, clica sobre um ball verde e escolhe a língua que quer traduzir seu chat, não pode ser por MI, somente funciona em chat aberto a todos.

Você escreve na sua língua mãe e abaixo um rôbo de tradução reescreve na língua escolhida e vice-versa. Eles acreditam que desta forma você não precisa saber uma língua e pode participar de uma conversa com pessoas de diferentes países e línguas.

O "dono" deste espaço é um americano aposentado, que trabalha com informática faz muitos anos e chama seu mundo SL de ilhas do sorriso...porém é um campo de nudismo, e como me deixou muito claro quando lá cheguei, o nudismo para ele é uma metáfora muito apropriada ao seu jogo particular.

Quando se iniciou no SL, disse-me, não era o que é hoje, e ainda não estava aposentado, já que a mesma só ocorreu faz poucos meses, não me informou quanto tempo. Continuando, ele "Wally" sempre gostou de jogos interativos, e via no SL uma grande oportunidade, pois a grande maioria dos jogos eram tão irreais que se perdiam no próprio sentido do jogo.

E aqui iniciou-se a experiência que ele tem feito no percorrer de seus dias de aposentadoria...Criar uma ilha, a very pretty Mature place, em que para se adentrar tiram-se as roupas, pois elas não podem necessariamente representar aquilo que somos.

Ok, então o melhor é tirar as roupas e ver no que dá a coisa. Uma ilha muito encantadora, sem nenhuma maldade ou vantagem a mais, todos em uma roda, ao lado de uma piscina clicando no ball de sua língua natural para ser entendido por todos.

7 Pessoas estavam presentes, todos experimentando a ferramenta e ajudando o nosso Wally a melhor realizar o software que está desenvolvendo, ou seja, a Marita, natural da espanha, detectava as traduções literais incorretas e avisa como deveria ser, o Tristoni, fazia o mesmo com o francês e eu também iniciei-me nesta ajuda, com o protuguês.

Como diz meu amigo Austríaco, aquele que testa o voice no SL, aqueles que realmente trabalham para a evolução da Internet não ficam ricos. E como sabemos em 1990, Robert Cailliau engenheiro belga desenvolveu junto com o britânico Tim Berners-Lee a World Wide Web e seus protocolos. Com a única intenção de "uma popularização rápida da nossa norma eram o livre acesso para todos e a gratuidade, distantes de toda consideração mercantil" .


E como o próprio Cailliau afirma hoje aos 60 anos, que se tivessem pensando em dinheiro ou ficarem ricos não teriam desenvolvido a WWW. Paradoxal? Não, nem um pouco...mas o mais engraçado de tudo, é que tenho conseguido criar uma característica dos gênios que andam pelo SL. Saem da normalidade, ou são Captains, com grandes asas muito diferentes, ou são nudistas, ou são cor de rosa e pequenos, buscam e constrõem em seus corpos algumas características de suas personalidades.


Dentro desta minha teoria, acho que deixei de ser gênio, ou nem me iniciei naquele dia que resolvi mudar minha aparência...é não sou definitivamente nenhum gênio, mas talvez saiba reconhecer um gênio e entendê-lo e desta forma trazer aqui algumas poucas considerações:-).


Acho que venho melhorando muito o meu inglês, o escrito, tem sido para mim um grande momento de aprendizagem este me virar por aí. Não tenho ficado mais em Lands do Brasil, e isso tem-me sido enriquecedor.

Ah! Minha avatara foi pedida em casamento! Mas ela não aceitou, preferiu continuar amiga do gênio Austríaco, é estranho pois não rolou nada e o avataro, que me esclarece tantas coisas, inclusive tem me ensinado alemão, teve por minha avatara um carinho muito especial, expliquei-lhe que não se pode confundir aprendizagem com outros que tais, e ele queria me explicar e eu não quero ouvir.




Nenhum comentário: