terça-feira, 23 de outubro de 2007

Alguns comentários

Faz dias que nada escrevo aqui, mas por causa nobre.

Tenho feito minhas incursões na pesquisa que venho desenvolvendo na Catalunya, junto aos alunos da Espiral.

Por este motivo, iniciarei a escrever em catalão.

Portanto, algumas postagens que eu acreditar poder contribuir com colegas brasileiros interessados neste pesquisa no Metaverso serão aqui colocadas em sistema bilingue ( Catalão-Português).

Esta decisão é tomada pelo simples fato de acreditar que a ciência não tem ego, como no Brasil estamos acostumados a vivenciar, para nós pesquisadores é importante pertencermos a alguma Instituição que nos permita deixar fazer a única coisa para a qual vivemos, abandonamos nossos filhos, amigos, nossas vidas na comprovação de nossas hipóteses que via de regra não nos beneficiam, mas à sociedade em geral.

Quando um pesquisador, em seu país de origem, é olvidado pois custará a Instituição algo que ela deixará de lucrar, independente que este algo acarrete atraso ao país, aos seus próprios alunos, devemos acolher àqueles que nos acolhem e entendem que apenas estamos desejosos de respostas às nossas questões, e sabem que nossas respostas poderão ajudá-los a se desenvolverem mais.

Por isto a minha opção será, por mais que me seja difícil tentar escrever corretamente uma língua que me é distante geograficamente, mas é a língua do país que me acolhe como alguém digno e me dá pertencimento, recolha, diálogo e a possibilidade de pesquisar.

Celebro assim a recolha, o diálogo a dignidade que tenho encontrado usando apenas os meios digitais, sem jamais ter quebrado as fronteiras territoriais destes seres humanos que, sem precisar comprovar paternidade, currículo entre outras coisas me permitem hoje fazer esta pesquisa ao lado deles, aprendendo todos os dias.

Agradeço ao 49 professores-alunos desta aventura e aos dois professores destes 49 alunos. À coordenação desta escola de formação contininua de professores.

Aqui portanto inicio uma nova navegação nestas páginas

Nenhum comentário: